sábado, 22 de janeiro de 2011

O leitor digital


Com tanta informação sobre os leitores digitais o blog resolveu ter um primeiro post para conceituá-lo e esclarecer possíveis dúvidas. Sintam-se a vontade para perguntar nos comentários!
Um ebook reader devices é, de acordo com Lourenço (2004):
Um aparelho portátil, com tela plana de cristal líquido, com tamanho e formato semelhantes aos de uma brochura, o que permite que seja transportado com facilidade. Além de livros, em geral os e-book reader devices também permitem a leitura de revistas, jornais e outros documentos eletrônicos e apresentam funções de multimídia.

O ebook reader devices pode em alguns modelos armazenar até oito mil páginas, algo equivalente a 25 obras, em sua memória. Ele representa avanços em relação aos equipamentos já existentes (notebooks, palmtops, laptops, etc),e dentre as suas vantagens estão a possibilita anotações e destaques no texto; é portátil; funciona, por um longo tempo, através do uso de baterias; tem o formato próximo ao do livro; é leve; A leitura é adequada, feita na horizontal; amplia o tamanho de letra; permite ajustar intensidade da luz no aparelho; e apresenta base giratória de leitura, usada para textos especiais como os jornais ou revistas que podem ser lidos na horizontal. (VELASCO, 2010)
No entanto, ainda de acordo com Velasco (2010) o leitor digital traz alguns problemas como: a “pirataria”, que inibe o mercado de novos títulos em formato eletrônico. O fato de, em alguns modelos, a tecnologia utilizada nos displays do leitor digital gerar leitura exaustiva e inadequada em caso de livros densos. Mas o principal problema dessa tecnologia é a resistência dos leitores, pois o livro eletrônico associado ao leitor portátil de livro pretende alterar o hábito milenar e cultural da leitura em papel.





Um comentário:

  1. É verdade, duro é substituir o hábito de deitar na cama e folhear um bom livro antes de dormir. Sempre teremos este perfil, mas o espaço de um nao anulará o do outro.

    ResponderExcluir